segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Receitas de minha mãe, de minha avó, de minhas irmãs...do mundo!

 

   Não sei vocês, mas eu tenho um monte de receitas escritas a mão que precisavam estar organizadas de alguma maneira. Tinha receita escrita em tudo quanto era tipo de papel, e às vezes nem era eu que escrevia - já recebia a receita escrita de alguém. Podia ser mãe, sogra, irmã, amiga, do programa de culinária da televisão; era um festival de papéis soltos dentro de um caderno, pastinha...Ufa!
   Na hora de procurar a receita, vocês podem imaginar como era, né!? Enfim, foi preciso dar uma solução para aquela bagunça.
    Eu não queria me desfazer dos originais. Pois poderia digitá-los e depois mandar tudo pro liquidificador de papéis e reciclá-los...hehehehe. Mas não era essa a itenção. Algumas receitas, são de minha sogra, de irmãs dela, de minhas irmãs, minha mãe, outras eu mesma escrevi e tudo isso tem um valor histórico e sentimental que eu queria preservar.
   Daí veio a idéia de fazer um caderno de receitas, onde eu pudesse colar o "acervo bibliográfico-gastronômico" ou mesmo inserir novas receitas já digitadas. Surgiu então o Caderno de Receitas artesanal. Seguindo os moldes dos álbuns de fotos, fiz um caderno que além de ser uma solução prática para atender minha necessidade, transformou-se em uma opção original para presente de casamento (imaginem!), e é claro, achei bem legal.

 

   O formato do caderno é 15cm x 21cm, com páginas em papel reciclado industrial (bom para escrever) e as divisórias dos capítulos, saõ em papel artesanal. A capa dura tem papel com fibras de cipó e tecido. O fecho é de semente de copaíba, e sementes de paxiúba e açai. A cordinha do fecho é indígena, mantendo o padrão rústico dos produtos do Atelier Segre.
    Mesmo sabendo que hoje, qualquer receita pode ser encontrada na internet, aquelas preciosidades que a "vovó" escreveu, você poderá guardá-las para a posteridade, em um lugar seguro.
    Agora, é escolher uma boa receita e...como diz o Chef Luiz: Bom apetite!

Um comentário:

  1. ¡Hola Cecilia!!!
    Que gusto conocer tu blog♥
    ¡Cuanta!!! maravilla creas con papel Ö Que trabajo más fascinante ¡ Felicidades!!!!
    Quiero ser seguidora de tu blog ,pero no tienes la opción ) = . Pero no importa , me daré vuelta a ver lo que has hecho ( ;
    Un beso
    Flor

    ResponderExcluir