sábado, 31 de maio de 2014

Curso de Ecotingimento - Primeiro dia


    E o dia do curso chegou! O material exposto sobre a mesa, já previa que a aula de hoje seria bem proveitosa. Folhas de eucaliptos, flores de cosmos, flamboyant de jardim, ramos de erva-de-passarinho, alecrim-do-campo e outras folhagens seriam utilizadas nos trabalhos durante este dia.


   Da teoria à prática, o caminho percorrido durante o dia, requereu das participantes, algumas anotações e algumas perguntas a respeito desta técnica.


        A atenção e o interesse das participantes era visível; afinal, esta técnica realmente impressiona tanto quem está aprendendo quanto quem já está trabalhando.

     

      Mãos à obra! Pois melhor do que ouvir como se faz é fazer. Nessa hora, cada uma "desenha" suas peças procurando imaginar como ficarão depois de prontas.


 

      O ecotingimento é uma técnica que além de ter um caráter artístico, proporciona a quem a executa, um exercício de concentração e de pré-visualização do resultado. É quase uma terapia, pois é um trabalho de construção lento, que tem de respeitar um tempo certo, que vai da criação, passa pela fase de cozimento, a espera da fixação das cores nos tecidos, até o abrir dos tecidos.


      A impressão no papel também faz parte do processo, podendo ser uma excelente opção na produção de gravuras.


      Além de anotar o passo a passo de como fazer, fotografar o que está aprendendo faz parte do trabalho.


      Primeiro dia do curso. No próximo sábado, dia 7 de junho, continuaremos o segundo módulo. A ansiedade em saber como ficaram as peças trabalhadas hoje, é grande. Mas como esperar faz parte do processo, então na próxima aula, saberemos como ficou.
       Mas uma coisa é certa, foi muito bom trabalhar com esta turma; foi um dia agradável e de um início de boa amizade. Até a próxima aula, meninas!

2 comentários:

  1. Olá,td bem?
    Adoro seus trabalhos. Gostaria de saber se tens alguma apostila que forneça os tipos de plantas que podem ser usadas nesta técnica.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho nao. Isso,varia muito,do,que vc tem disponivel na regiao,que vc mora. Aqui no,cerrado temos varias, na cidade temos quase todas as flores de jardim. No,curso que ministro os alunos tem a oportunidade de praticar esta tecnica e fazer anotacoes e fotos a vontade. Da uma olhada no meu face tem a programacao do proximo curso.

      Excluir