E o dia do curso chegou! O material exposto sobre a mesa, já previa que a aula de hoje seria bem proveitosa. Folhas de eucaliptos, flores de cosmos, flamboyant de jardim, ramos de erva-de-passarinho, alecrim-do-campo e outras folhagens seriam utilizadas nos trabalhos durante este dia.
Da teoria à prática, o caminho percorrido durante o dia, requereu das participantes, algumas anotações e algumas perguntas a respeito desta técnica.
A atenção e o interesse das participantes era visível; afinal, esta técnica realmente impressiona tanto quem está aprendendo quanto quem já está trabalhando.
Mãos à obra! Pois melhor do que ouvir como se faz é fazer. Nessa hora, cada uma "desenha" suas peças procurando imaginar como ficarão depois de prontas.
O ecotingimento é uma técnica que além de ter um caráter artístico, proporciona a quem a executa, um exercício de concentração e de pré-visualização do resultado. É quase uma terapia, pois é um trabalho de construção lento, que tem de respeitar um tempo certo, que vai da criação, passa pela fase de cozimento, a espera da fixação das cores nos tecidos, até o abrir dos tecidos.
A impressão no papel também faz parte do processo, podendo ser uma excelente opção na produção de gravuras.
Além de anotar o passo a passo de como fazer, fotografar o que está aprendendo faz parte do trabalho.
Primeiro dia do curso. No próximo sábado, dia 7 de junho, continuaremos o segundo módulo. A ansiedade em saber como ficaram as peças trabalhadas hoje, é grande. Mas como esperar faz parte do processo, então na próxima aula, saberemos como ficou.
Mas uma coisa é certa, foi muito bom trabalhar com esta turma; foi um dia agradável e de um início de boa amizade. Até a próxima aula, meninas!