sábado, 1 de março de 2014

Ecotingimento - uma marca sustentável


“Navegar é preciso”, já dizia o poeta. E a criação faz parte deste dito de uma maneira intensa, pois a busca do artista está na mesma intensidade poética que esta frase nos motiva.
O blog do Ateliê Segre, passou um tempo fechado em sua divulgação, aguardando o resultado das pesquisas de novos materiais, nos quais fosse possível perceber que a arte pode estar em lugares inusitados, que a visão do cotidiano percebesse isso e mostrasse como a beleza da natureza pode ser reproduzida de maneira sustentável.
Buscar esta percepção faz parte da lavra do artista. Fazer com que nossos olhos transcendam o dia a dia urbano e enxerguem muito mais além do que estamos acostumados a ver.
Durante este período, em que o blog esteve hibernando, estive estudando e pesquisando, como trabalhar com uma técnica milenar que é o tingimento de tecidos; usando para isso, tingimentos naturais, originários de flores, folhas, cascas de árvore e até mesmo sucatas de ferro enferrujadas.
O resultado desta pesquisa tem sido o “caminho novo” de criação que agora está estampado literalmente neste novo trabalho.

   Planejar é preciso! Não invento nada. Está tudo criado. Basta me organizar e reproduzir o que imagino.

A utilização de espécies da flora colhidas nas cercanias de minha casa (nativas do cerrado ou exóticas), serve para obter as cores que irão tingir tecidos de linho, viscose de bambu, algodão; criando estamparias em xales, lenços, roupas, cúpulas de abajur, capas de encadernações e tantos outros produtos.
O mais impressionante é que o resultado deste trabalho, que requer certa organização na escolha das plantas e na disposição destas sobre os tecidos, sempre será uma surpresa, pois só saberemos como a peça ficará estampada, depois de horas de fervura e alguns dias de resfriamento e repouso destas peças, que ficam enroladas e amarradas, garantindo assim uma melhor impressão das cores. O resultado? Vejam e percebam como a natureza é bela e que fazer arte também pode ser um exercício de sustentabilidade, no que diz respeito a esta parceria com a natureza.

Visite minha página no Facebook e conheça outros trabalhos nesta linha: https://www.facebook.com/mariacecilia.segre









4 comentários:

  1. Linda arte! Parabéns pelo trabalho e preocupação com a natureza. Realmente é possível criar a partir do que a natureza nos oferece de melhor sem com isso agredir o meio ambiente. Também vivo numa região rica do cerrado mineiro e as pessoas precisam aprender o que é sustentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Ednalva! Em breve teremos mais novidades.

      Excluir
  2. Hermoso! Los cuadernos me enamoran!

    ResponderExcluir
  3. Gracias Nieves!

    Visité tu sítio y me encantó tu trabajo! Abrazos desde Brasil!

    ResponderExcluir