sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia de Oficina!

 

    Hoje foi dia de oficina lá na fábrica de papel. Meu cunhado, Márcio Moura, programou com a direção da escola em que ele leciona, levar trinta alunos da 7ª e 8ª série, para participarem de uma oficina para fabricar papel artesanal.
    Até aí tudo bem, uma vez que esta atividade faz parte da programação do Atelier Segre; mas o inusitado dessa programação não se limitaria aos meninos aprenderem o básico da fabricação de papel, consistiria também, em que eu fizesse minha apresentação falando somente em castelhano, uma vez que meu cunhado é o professor deles de espanhol. Assim, além de trabalharmos em uma atividade lúdica, voltada ao conceito da reciclagem, eles treinariam seus conhecimentos em uma língua estrangeira.

 

     Os alunos chegaram animados e de imediato se encantaram com o lugar e com a receptividade de nossas cachorrinhas, que os acompanharam durante toda a manhã.
      Para alguns, era a primeira vez que veriam como se fabrica papel artesal. Por conta da ansiedade e do tempo que tínhamos, fomos logo para  a fábrica preparar a polpa.
    Pedi aos meninos que despetalassem as folhas que iríamos usar no preparo da polpa: macelinhas-do-campo e quaresmeira (que eles colheram no chão da minha chácara).


 

   Juntei-as aos pedaços de tronco de bananeira e resíduos de papel que eles trouxeram, por orientação do Márcio e misturei-as no liquidificador. A polpa estava pronta.
    
 

     A demonstração de como fazer foi bem engraçada, pois a polpa não tem um aspecto visual agradável, alguns ficaram com nojo de colocar as mãos na bacia para colocar a tela. Mas logo, logo tomaram coragem e a "festa" começou!




     Meu entusiasmo com o que vi, só me deu mais certeza de que estou no caminho certo. Só de ver jovens adolescentes concentrados, em um "trabalho" novo, me dá a sensação do dever cumprido. Sabemos que não é fácil, na velocidade do dia a dia, fazer com que eles se concentrem em uma atividade que não seja eletrônica. (Re)Fazer papel tem essa propriedade, rever o conceito do consumo do "pronto" e criar um produto com suas próprias mãos.
    

     E lá foram eles, produzindo suas primeiras folhas de papel artesanal. Empolgados mas atentos a todos os passos, resultando em uma integração bem interessante entre eles e com o que eu os ensinei.


     Atelier Segre estará sempre de portas abertas para atender grupos de alunos, realizando oficinas e cursos, buscando sempre conscientizar as pessoas da necessidade de termos um planeta mais sutentável, despertando no ser humano, sua capacidade criativa através da arte e do bom viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário