Mostrando postagens com marcador Cursos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cursos. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de junho de 2014

Iº Curso de Ecotingimento - Até Breve Meninas!


    Último dia do Iº Curso de Ecotingimento do Ateliê Segre. Desde cedo já estava no ar aquele sentimento de saudade. Saudade das “meninas” que passaram três sábados com a gente, dedicando-se a aprender esta técnica tão envolvente.


Fatinha, Cristiane e Maibe, chegaram com vontade de aprender e a cada sábado que vinham, percebemos o quanto estavam interessadas e o quanto se dedicaram. Como sempre organizadas, anotavam tudo e até fotografavam, garantindo a memória do curso para consultas futuras.


Hoje seria mais um dia de novo aprendizado. De manhã, abririam os pacotes com os tecidos e passariam as peças tingidas; fariam os estandartes; retirariam as impressões em papel da prensa e escolheriam quais delas serviriam para gravuras e as que serviriam para compor as folhas de um caderno a ser confeccionado. 







Já na parte da tarde, aprenderam uma das várias formas de encadernação, utilizando as folhas selecionadas. Papelão, tecidos tingidos, colas, agulhas, linhas de lã e algodão, além de botões de madre-pérola, fizeram parte do material de trabalho.



Mostrei a elas, alguns modelos de encadernação, para que elas conhecessem como é possível confeccionar um livro de arte artesanalmente (ou art book, como é mais conhecido); sendo a opção escolhida, a que utilizava paus-de-canela na lombada.





     São nos detalhes que o capricho se destaca. Afinal, a capa de um caderno tem que ser bem feita, pois é a guarda de um conteúdo precioso, feito com carinho e dedicação.


 


      A originalidade agrega valor ao artesanal. Uma peça única que cada uma delas, com paciência e delicadeza ia transformando elementos da natureza em arte. Um livro de arte.


    Mas o que é mais importante nisso tudo, é que durante este período em que convivemos, houve uma troca muito boa de energia, que transcendeu a relação professora/aluna, firmando o início de uma amizade sincera. 
    É bom quando a gente trabalha na mesma sintonia, seja ensinando ou seja aprendendo. O trabalho flui de uma maneira bem produtiva.


Ao final do dia, com a sensação do dever cumprido, as meninas estavam com vários produtos feitos por elas. Roupas tingidas, estandartes, cadernos e gravuras, fizeram parte do “acervo” pessoal de cada uma delas. Agora é dar continuidade ao que aprenderam e materializar este conhecimento por meio da criatividade e produção individual.


Às três amigas, desejamos sucesso e que possamos nos encontrar em breve, em outros cursos ou simplesmente pelo prazer de fortalecer nossa amizade.
Até breve, meninas!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fim de semana - jornada dupla!


Fim de semana com rodada dupla de atividades. No sábado, demos continuidade ao segundo módulo do curso de Ecotingimento. No domingo, participamos de uma exposição no Jardim Botânico de Brasília, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, onde fizemos a exposição e venda de nossos trabalhos.
Como era de se esperar, a ansiedade foi grande por parte das participantes (Fatinha, Cristiane e Maibe), para que chegasse logo este sábado e vissem como ficaram as peças que elas haviam deixado secando na semana passada.




A surpresa ao abrir superou a espera da semana. A cada peça que era aberta, foi nítida a satisfação das participantes no resultado obtido. Tanto nos tecidos quanto nos papéis, foi uma grata surpresa, vermos a quantidade de detalhes impressos. As cores obtidas nos tecidos de viscose, linho e flanela ficaram muito bonitas; cada uma com a característica pessoal de suas autoras.


Mas isso foi só uma das tarefas deste dia, pois além de abrirem as peças tingidas (tecidos e papéis) novos trabalhos foram desenvolvidos, tais como a preparação para o tingimento de peças de roupas e tingimento em tecidos que servirão para confeccionar xales, bolsas e capas de encadernações.



As instruções eram transcritas para os cadernos de anotações, de forma a não perder-se nenhum detalhe do processo. Nada poderia ser “perdido”; afinal, são muitos detalhes que fazem a diferença na obtenção dos resultados.


Depois das instruções, mãos à obra! E lá se foram, novamente, para a atividade do dia. Certamente que a semana será “longa”, mas a certeza de que o resultado poderá ser uma boa surpresa, servirá de consolo as três artistas.


Sábado tem mais galera! Prova final e para cada uma, o início de um bom trabalho pela frente!


     No domingo, um novo local para expor nossos trabalhos. Desta vez, foi no Jardim Botânico de Brasília. Um lugar belíssimo que faz parte do roteiro turístico da capital do país e principalmente daqueles que buscam na natureza a renovação de suas energias. Imperdível uma visita a este local que tem por missão cuidar e preservar o bioma cerrado na sua forma original.


    E como nem poderíamos pensar diferente, ficamos em um quiosque cercado por várias espécies do cerrado, tais como ipês, jatobás, paus-terra, barbatimão e outras; e mais outras exóticas, como clúsias, grevíleas e bromélias. Literalmente, um verdadeiro jardim como cenário para o Ateliê Segre.






     Várias pessoas visitaram o quiosque e conheceram nosso trabalho. Para alguns, uma novidade em matéria de tingimento; para outros, a admiração em saber que camisetas, xales, mantas e gravuras, eram produzidas com flores e folhas do cerrado, além de sucatas de ferro enferrujadas. Para nós, a gratificante sensação de saber que nosso trabalho vem tendo uma boa aceitação pelas pessoas e que a vontade de conhecê-lo mais, tem despertado interesse em outras em aprender esta técnica.

sábado, 31 de maio de 2014

Curso de Ecotingimento - Primeiro dia


    E o dia do curso chegou! O material exposto sobre a mesa, já previa que a aula de hoje seria bem proveitosa. Folhas de eucaliptos, flores de cosmos, flamboyant de jardim, ramos de erva-de-passarinho, alecrim-do-campo e outras folhagens seriam utilizadas nos trabalhos durante este dia.


   Da teoria à prática, o caminho percorrido durante o dia, requereu das participantes, algumas anotações e algumas perguntas a respeito desta técnica.


        A atenção e o interesse das participantes era visível; afinal, esta técnica realmente impressiona tanto quem está aprendendo quanto quem já está trabalhando.

     

      Mãos à obra! Pois melhor do que ouvir como se faz é fazer. Nessa hora, cada uma "desenha" suas peças procurando imaginar como ficarão depois de prontas.


 

      O ecotingimento é uma técnica que além de ter um caráter artístico, proporciona a quem a executa, um exercício de concentração e de pré-visualização do resultado. É quase uma terapia, pois é um trabalho de construção lento, que tem de respeitar um tempo certo, que vai da criação, passa pela fase de cozimento, a espera da fixação das cores nos tecidos, até o abrir dos tecidos.


      A impressão no papel também faz parte do processo, podendo ser uma excelente opção na produção de gravuras.


      Além de anotar o passo a passo de como fazer, fotografar o que está aprendendo faz parte do trabalho.


      Primeiro dia do curso. No próximo sábado, dia 7 de junho, continuaremos o segundo módulo. A ansiedade em saber como ficaram as peças trabalhadas hoje, é grande. Mas como esperar faz parte do processo, então na próxima aula, saberemos como ficou.
       Mas uma coisa é certa, foi muito bom trabalhar com esta turma; foi um dia agradável e de um início de boa amizade. Até a próxima aula, meninas!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Oficina de Ecotingimento - Faça já sua inscrição!


Olá pessoal!

O Ateliê Segre promoverá no final do mês de maio e comecinho de unho, uma oficina de Ecotingimento. Uma técnica que utiliza a extração de tinturas de folhas, flores e ferrugens, no tingimento de tecidos, que servirão de base para a criação de vários produtos artesanais; tais como xales, bolsas, roupas e outros que sua imaginação produzir.



Vou ensinar a técnica de ecotingimento em tecidos de algodão, gaze, malha, viscose , lonita e flanela. 



Vamos experimentar diferentes tipos de fixadores e uma variedade de folhas, flores, frutos, cascas, vagens e outras espécies vegetais que temos à disposição nos arredores da chácara.


Também está incluído dentro desta técnica o tingimento com ferrugem, que aplicaremos em vários tipos de tecidos também.


Faremos a reciclagem e readequação de roupas brancas utilizando este processo natural de tingimento.


Faremos impressão com tintas naturais em papel Canson utilizando esta mesma técnica.


Fabricaremos um diário de encadernação rústica e artesanal utilizando tecidos e papéis tingidos na oficina.


Enfim, uma oportunidade de conhecermos uma nova forma de fazer arte sustentável, e passarmos um dia bem agradável.